sexta-feira, 10 de junho de 2011

APRENDER GEOGRAFIA COM OS JOGOS: BATALHA NAVAL

     O jogo batalha naval é um clássico que a maioria das pessoas jogaram ou conhecem, no entanto o que muitas pessoas não sabem é que o jogo é puramente estratégico e que envolve localização através das coordenadas geográficas. Nele é trabalhado a longitude e a latitude, pois o principal objetivo é localizar os navios inimigos e destruí-los, mas com isso é necessário construir uma estratégia através do uso das coordenadas.
      Nesse sentido, a geografia passa a ser utilizada para fazer a guerra, pois suas estratégias estão voltadas para a dominação territorial através dos recursos cartográficos. É necessário que o jogador conheça o território de seu inimigo para que possa descobrir suas fraquezas.




       Podemos enfim fazer uma analogia com o próprio globo terrestre e mostrar para os estudantes que as coordenadas utilizada no jogo obedece a mesma regra. É possível localizar qualquer ponto na Terra através desse recurso assim como no jogo batalha naval em que a localização exata da frota inimiga ocasionará sua derrota.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! visito sempre seu site... Aproveitando, gostaria de indicar o site www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos, sendo centenas de apostilas sobre Geografia... espero ter ajudado...

    ResponderExcluir