sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palavra-chave

  Uma brincadeira na qual venha ajudar os alunos da 6° serie absorver melhor o conteudo sobre o brasil ministrado pelo professor.

ESTRUTURA:
  

     Cada carta contém 6 palavras sendo que só um delas tem a vê com o assunto, são 16 cartas
para que o jogo ocarra em uma só aula
    1- Divida a turma em 4 grupos iguais
    2- Será entregue aos grupos um carta
    3- ´havera um sorteio , para que se inicie o jogo, por exemplo:
         grupo 1 pergunta ao grupo 4
    4- O grupo que começa escolhera um palavra das 6 que tem na carta que tenha a vê com o brasil, sendo que ele vai perguntar ao outro grupo o que ele sabe sobre essa palavra, caso a palavra esteja correta continua a rodada, porém estiver errada é eliminado um representante do grupo que fez a pergunta.
   5- Ao acabar todas as cartas o grupo que obtiver maior numero de integrantes será o vencedor.

Trabalhando imagens em geografia



A atividade deve ser realizada em grupo de 2-3 alunos, poderá ser aplicada para alunos do 6° ano fundamental ou para o 1° ano do ensino médio e deverá ser executada em 2 aulas.
Materiais
 Cartolina
 Tesoura (sem ponta)
 Cola
 Caneta, lápis de cor
 Revistas ou jornais antigos
 Fita crepe


Metodo:
  1. O grupo deverá conjuntamente elaborar um conceito de geografia, escrevendo-o no cartaz
  2. Com base no conceito registrado no cartaz selecionar a(s) notícia(s), colocando-as em outra área do cartaz
  3. Após a seleção das notícias escolher as imagens selecionadas.
  4. Colar em sequência, as imagens escolhidas, elaborando uma breve legenda para cada uma. A ordem das imagens e das legendas devem ser coladas no cartaz de modo a conduzir ao conceito escolhido pelo grupo.
  5. Após concluir o cartaz, o grupo deverá escrever um breve relatório fora do mesmo contendo a conclusão do mesmo.
  6. Responder as questões do relatório:
  • De que modo a mídia veicula conteúdos de interesse geográfico.
  • É possível reler imagens no perpectiva teorica da geografia.
    Atividade que trabalha na reflequeção dos alunos sobre as noticias impostas pela midia.
Aprenda com o video

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Construção dos conceitos cartográficos através do Google Earth. 

O google Earth é uma ferramenta que se popularizou pela seu fácil manuseio. Hoje, qualquer pessoa que disponha de um computador pessoal e uma internet de alta velocidade pode acessá-lo facilmente. Seguindo esse sentido, qualquer professor tendo esses equipamentos em mão pode utilizar o Google Earth para trabalhar a cartografia nas escolas.
Aqui mostraremos como podemos trabalhar essa ferramenta para desenvolver a criação de conceitos cartográficos por parte dos estudantes.

A primeira tarefa é aprender a utilizar o sistema de navegação e localização:




 O Google Earth oferece uma ferramenta para localizar os lugares, assim que localizamos, podemos marcar e nomear esses pontos. Nessa imagem estão pontuadas os principais pontos de referência de Aracaju.



 Coordenadas geográficas


PONTO Y - 10°51'25.59"S // 37° 5'9.95"O

PONTO Z - 10°54'26.59"S // 37° 5'26.16"O

PONTO S - 10°59'0.01"S // 37° 2'39.64"O

PONTO X - 10°56'10.83"S // 37° 3'40.44"O

PONTO F - 10°38'41.68"S // 36°57'44.25"O

 Podemos verificar que existe ainda a opção de identificar as coordenadas geográficas que são sugeridas. Essas imagens foram obtidas através das coordenadas inseridas na ferramenta "marcador" do Google Earth.




Escalas

UFS, ALT. 1.89 Km.
Rosa Elza, ALT. 3.22 Km.
São Cristovão, ALT. 9.02 Km.
Grande Aracaju, ALT. 37.83 Km.
Sergipe, ALT. 309.25 Km.
Nordeste, ALT. 1550.80 Km.
Brasil, ALT. 4507.32 Km.
América do Sul, ALT. 6840.69 Km.
América, ALT. 21376.57 Km.


Trabalhamos aqui utilizando a escala local para o global, desde a Universidade federal de Sergipe, Roza Elze, São Cristovão, Grande Aracaju, Sergipe, Nordeste, Brasil, América do Sul e o continente Americano. Essa ferramenta indica a altitude em que a imagem está sendo observada.


Distâncias e caminhos

CAMINHO 1 - DO PONTO X AO Y
CAMINHO 2 - DO PONTO Y AO Z
CAMINHO 3 - DO PONTO Z AO S
CAMINHO 4 - DO PONTO Y AO S
CAMINHO 5 – DO X AO S AO Z AO X


 Essa ferramenta possibilita calcular as distâncias entre os pontos utilizando vários sistemas de unidades. Podemos fazer um caminho entre esses pontos como é apresentado nas imagens acima, isso possibilita ter uma noção da distância.





segunda-feira, 16 de maio de 2011

Geografia Tradicional x Geografia Renovada


Video ilustrativo mostrando como a geografia tradicional é baseada na memorização.
Tente aprender, ou melhor, decorar?