Uma brincadeira na qual venha ajudar os alunos da 6° serie absorver melhor o conteudo sobre o brasil ministrado pelo professor.
ESTRUTURA:
Cada carta contém 6 palavras sendo que só um delas tem a vê com o assunto, são 16 cartas
para que o jogo ocarra em uma só aula
1- Divida a turma em 4 grupos iguais
2- Será entregue aos grupos um carta
3- ´havera um sorteio , para que se inicie o jogo, por exemplo:
grupo 1 pergunta ao grupo 4
4- O grupo que começa escolhera um palavra das 6 que tem na carta que tenha a vê com o brasil, sendo que ele vai perguntar ao outro grupo o que ele sabe sobre essa palavra, caso a palavra esteja correta continua a rodada, porém estiver errada é eliminado um representante do grupo que fez a pergunta.
5- Ao acabar todas as cartas o grupo que obtiver maior numero de integrantes será o vencedor.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Trabalhando imagens em geografia
A atividade deve ser realizada em grupo de 2-3 alunos, poderá ser aplicada para alunos do 6° ano fundamental ou para o 1° ano do ensino médio e deverá ser executada em 2 aulas.
Materiais:
Cartolina
Tesoura (sem ponta)
Cola
Caneta, lápis de cor
Revistas ou jornais antigos
Fita crepe
Metodo:
- O grupo deverá conjuntamente elaborar um conceito de geografia, escrevendo-o no cartaz
- Com base no conceito registrado no cartaz selecionar a(s) notícia(s), colocando-as em outra área do cartaz
- Após a seleção das notícias escolher as imagens selecionadas.
- Colar em sequência, as imagens escolhidas, elaborando uma breve legenda para cada uma. A ordem das imagens e das legendas devem ser coladas no cartaz de modo a conduzir ao conceito escolhido pelo grupo.
- Após concluir o cartaz, o grupo deverá escrever um breve relatório fora do mesmo contendo a conclusão do mesmo.
- Responder as questões do relatório:
- De que modo a mídia veicula conteúdos de interesse geográfico.
- É possível reler imagens no perpectiva teorica da geografia.
Aprenda com o video
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Construção dos conceitos cartográficos através do Google Earth.
O google Earth é uma ferramenta que se popularizou pela seu fácil manuseio. Hoje, qualquer pessoa que disponha de um computador pessoal e uma internet de alta velocidade pode acessá-lo facilmente. Seguindo esse sentido, qualquer professor tendo esses equipamentos em mão pode utilizar o Google Earth para trabalhar a cartografia nas escolas.
Aqui mostraremos como podemos trabalhar essa ferramenta para desenvolver a criação de conceitos cartográficos por parte dos estudantes.
A primeira tarefa é aprender a utilizar o sistema de navegação e localização:
O Google Earth oferece uma ferramenta para localizar os lugares, assim que localizamos, podemos marcar e nomear esses pontos. Nessa imagem estão pontuadas os principais pontos de referência de Aracaju.
Coordenadas geográficas
PONTO Y - 10°51'25.59"S // 37° 5'9.95"O |
PONTO Z - 10°54'26.59"S // 37° 5'26.16"O |
PONTO S - 10°59'0.01"S // 37° 2'39.64"O |
PONTO X - 10°56'10.83"S // 37° 3'40.44"O |
PONTO F - 10°38'41.68"S // 36°57'44.25"O |
Podemos verificar que existe ainda a opção de identificar as coordenadas geográficas que são sugeridas. Essas imagens foram obtidas através das coordenadas inseridas na ferramenta "marcador" do Google Earth.
Escalas
UFS, ALT. 1.89 Km. |
Rosa Elza, ALT. 3.22 Km. |
São Cristovão, ALT. 9.02 Km. |
Grande Aracaju, ALT. 37.83 Km. |
Sergipe, ALT. 309.25 Km. |
Nordeste, ALT. 1550.80 Km. |
Brasil, ALT. 4507.32 Km. |
América do Sul, ALT. 6840.69 Km. |
América, ALT. 21376.57 Km. |
Trabalhamos aqui utilizando a escala local para o global, desde a Universidade federal de Sergipe, Roza Elze, São Cristovão, Grande Aracaju, Sergipe, Nordeste, Brasil, América do Sul e o continente Americano. Essa ferramenta indica a altitude em que a imagem está sendo observada.
Distâncias e caminhos
CAMINHO 1 - DO PONTO X AO Y |
CAMINHO 2 - DO PONTO Y AO Z |
CAMINHO 3 - DO PONTO Z AO S |
CAMINHO 4 - DO PONTO Y AO S |
CAMINHO 5 – DO X AO S AO Z AO X |
Essa ferramenta possibilita calcular as distâncias entre os pontos utilizando vários sistemas de unidades. Podemos fazer um caminho entre esses pontos como é apresentado nas imagens acima, isso possibilita ter uma noção da distância.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Geografia Tradicional x Geografia Renovada
Video ilustrativo mostrando como a geografia tradicional é baseada na memorização.
Tente aprender, ou melhor, decorar?
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